-

Home

Página Inicial

O que é Rotary

Lemas Rotários

Formação Rotária

Conselho Director

Quadro Social

Ex-Presidentes

Eventos

Programa Mensal

Opiniões

Dirigentes D1970

Aniversários

Links Úteis

Webmaster

-

Veja os Marcos Históricos dos 100 Anos de Rotary

EMBLEMA ROTÁRIO

Os 24 dentes representam as 24 horas do dia. Cada Rotário deve viver o Rotary em acção e pensamento durante todas as horas.

Os 6 raios representam as qualidades essenciais do Rotário, em relação à:

     Família: Ser um bom chefe de família.

     Ação: Cumprir os deveres de cidadão.

     Amizade: Cultivar a capacidade de fazer e manter amigos.

     Profissão: Seguir a ética profissional, agindo de acordo com os princípios do Rotary.

     Religião: Respeitar normas e princípios religiosos.

     Instituição: Manter a integração no movimento Rotário, cooperando.

A cor de ouro evoca a nobreza e legitimidade dos propósitos Rotários.

A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e a elevação dos mesmos propósitos.

 

O que é Rotary?

 

Rotary é uma associação de líderes de homens de negócio e profissionais de todas as áreas ao redor do mundo que se unem para trabalhar em projectos humanitários, encorajando a Ética Profissional em todas as profissões e que trabalham em prol da compreensão e paz mundial

O primeiro Rotary Clube foi organizado em Chicago por seu fundador, Paul Harris, um advogado. Rotary é o mais antigo clube de serviço no mundo e a primeira reunião aconteceu em 23 de Fevereiro de 1905.

O nome  "Rotary"  foi escolhido porque cada reunião acontecia no local de trabalho de cada um de seus sócios, alternadamente.

Desde o começo, a ideia de Rotária de amizade, companheirismo e serviço para os outros tem se disseminado através de 200 países, aproximadamente, nos seis continentes com mais de 34.200 clubes e mais de 1.214.000  membros. Ainda, uma pessoa em cada 5.000 é membro de um Rotary Clube.

 

A PROVA QUÁDRUPLA (Coisas que pensamos, dizemos ou fazemos)

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

 

DECLARAÇÃO - EXECUTIVOS E PROFISSIONAIS ROTÁRIOS

 

Adoptada no Conselho de Legislação de 1989.



O Conselho de Legislação de 1989 adoptou a seguinte declaração para executivos e profissionais rotários.

Como rotário, no exercício de minha profissão ou na condução de meus negócios, devo observar as seguintes normas:

1) considerar minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir;

2) ser fiel à letra e ao espírito do código de ética da minha ocupação, às leis do meu país e ao padrão moral da minha comunidade;

3) fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e promover os mais altos
padrões éticos no seu exercício;

4) Ser justo com meu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, público e todos aqueles com os quais mantenho relacionamento comercial ou profissional;

5) Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis à sociedade, assim como a dignidade inerente a elas;

6) Oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender às necessidades especiais de outros e para melhorar a qualidade de vida na minha comunidade;

7) Ser honesto na propaganda que fizer e em todas as apresentações ao público relativas à minha empresa ou profissão;

8) Não procurar obter de um rotário, nem lhe outorgar um privilégio ou uma vantagem que não sejam normalmente concedidos num relacionamento comercial ou profissional
.

 

O primeiro dia de Rotary e os anos que se seguiram...

Dia 23 de Fevereiro de 1905. O avião tinha ainda que ficar no ar mais que uns poucos minutos. O cinema ainda não tinha sido inaugurado. Noruega e Suécia estavam concluindo pacificamente sua união. Nesse dia particular, um advogado de Chicago, Paul Harris convidou 3 amigos para uma reunião. O que ele tinha em mente era um clube que criasse companheirismo entre os homens de negócios da comunidade. Foi uma ideia que cresceu do desejo de encontrar na grande cidade o espírito de amizade que ele conhecia das pequenas cidades onde crescera.

Os quatro homens de negócios não se decidiram ainda chamar a si mesmos Rotary Clube, mas sua reunião foi, de fato, a primeira reunião no mundo de um Rotary Clube. Como eles continuaram a se encontrarem, reunindo outros para o grupo, surgiu então o nome. Depois que foi criado o nome, um de seus membros sugeriu o desenho de uma roda como o emblema do clube. Esse emblema foi o precursor do familiar emblema agora usado por rotários de todo mundo. No final de 1905, o clube tinha 30 membros.

O segundo Rotary clube foi formado em 1908, em São Francisco, Califórnia e o terceiro em Oakland, também na Califórnia. Outros se seguiram em Seattle, Washington, Los Angeles e em na cidade de Nova York. Rotary se tornou internacional em 1910, com a inauguração do clube em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Em 1921 a organização estava representada em cada continente e o nome Rotary International foi adoptado em 1922.

A Fundação Rotária

A Fundação Rotária é uma organização com fins não lucrativos que suporta os esforços de Rotary International para aumentar a paz e a compreensão entre os povos, através da ajuda internacional humanitária, educacional e programas de intercâmbio cultural.

Os fundos internacionais para os Programas Humanitários da Fundação subsidiam clubes e distritos na ajuda da melhoria da qualidade de vida com assistência médica, água, comida, educação e outras necessidades essenciais em países em desenvolvimento. Um dos maiores Programas de Ajuda Humanitária é a Polio Plus, que procura erradicar do mundo o vírus da polio até o ano 2000. Através de seus programas a Fundação subsidia mais de 1200 estudantes a cada ano. As subvenções também premiam professores universitários que ensinam em países em desenvolvimento assim como troca de informações profissionais. Antigos participantes dos programas da Fundação têm a oportunidade de continuar sua filiação com o Rotary através da Fundação Alumni.

A Fundação Rotária é suportada somente com contribuições voluntárias de rotários e amigos da Fundação, que compartilham de sua visão de um mundo melhor. Estão incluídos nessa secção informações pertinentes à História da Fundação Rotária, suporte financeiro, Programa Alumni, treinamentos e pesquisas e o Sistema SHARE.

 

   

[ Topo ] 

 

-

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI!

Copyright © 2008 Rotary Club de Paredes. Todos os direitos reservados